Sunday, April 19, 2009

I DID IT ! EU CONSEGUI !






"My name is Ozymandias, king of kings:
Look on my works, ye mighty, and despair!"


"Meu nome é Ozymandias, Rei dos Reis."
Olhe para meus trabalhos vos Poderosos, e que desesperanças!

- Ozymandias, Percy Bysshe Shelley



I did it! This blog has its first birthday today. As cliche as it sounds, it feels like everything started yesterday - and that time does fly by.

The start was comfortable, with artwork I had already done such as RPG characters. I started to mix it with new things gradually, until I had used up all my stock of decent art to post here. So I started to challenge myself into producing artwork specifically for the blog. Sometimes I did not update as often as I wanted to, and I am still trying to be consistent. For this year I promised (myself) I would keep it at one post a week no matter what, and so far I made it, even when I had a lot going on.
___________________________________________________

Eu consegui! Este blog faz seu primiero aniversário hoje. Soa bem clichê, mas parece que foi ontem que tudo começou - e que o tempo voa mesmo.

O começo foi tranquilo, com arte que eu já tinha feito, como personagens de campanhas de RPG. Eu comecei a misturar estes com coisas novas gradualmente, até que eu tinha usado todo meu estoque de arte decente pra postar aqui. Então eu comecei a me desafiar a produzir desenhos especificamente para o blog. Algumas vezes eu não atualizei com a frequência que eu queria, e eu ainda estou tentando manter essa consistência. Para este ano eu (me) prometi que manteria um post por semana não importa o que aconteça, e até aqui eu consegui, mesmo quando tinha muita coisa rolando.




WIP 1


What was going on? Work! Yes, some very intelligent, beautiful and awesome people liked my humble work. While I did a few gigs last year, it was in this one that I got work in one of the fields I aspire to be a pro in: RPG books illustration.

I am working with the talented people from Alephtar Games! So far I did seven illustrations for the Basic Roleplaying Rome book (for the Chaosium's Basic Roleplaying system). There is a link for a preview that can be found here, and it has one of my illustrations in page 5! I am working on another project for them as well, which will be released soon. I will get into details when I can!

In addition, I have other RPG works scheduled to start right after I finish my current work, so I'm very busy. Can a beggining illustrator ask for more?
___________________________________________________

O que estava rolando? Trabalho! Sim, algumas pessoas inteligentes, lindas e fenomenais gostaram do meu humilde trabalho. No ano passado eu fiz uns trampos aqui e ali, mas foi agora que eu consegui trabalho em um dos campos no qual eu aspiro ser um profissional: ilustração de livros de RPG.

Eu estou trabalhando com as pessoas talentosas da Alephtar Games! Até agora eu fiz sete ilustrações para o livro Basic Roleplaying Rome (para o sistema Chaosium's Basic Roleplaying). Tem um link para um preview aqui, e tem uma das minha ilustrações na página 5! Eu estou trabalhando em outro projeto para eles também, que vai lançado em breve. Eu vou entrar em detalhes assim que puder!

Além disso, eu já tenho outros trabalhos de RPG programados pra começar logo depois que eu acabar meu trabalho atual, então estou bastante ocupado. Tudo que um ilustrador iniciante pode querer?



WIP 2

Since nobody lives and do things alone, its Credits time. Paulo my childhood friend: he bugged me until I did a site or blog. Alysson and Cris Lago: two very cool brothers that I know presonally; they are always commenting here, and do so in a constructive way that push me forward. My brother Marzo Jr. whose birthday is today along with this blog (Happy Birthday!). Artists's families suffer first and the worst: I draw, write and blog on his computer, which he rarely uses. I ask him opinions on my work and we talk a lot about comics and other topics, and have created lots of characters and worlds together. Blog visitors: thank you for taking the time to come here. And a general thank you to anyone that have helped me in my drawing, be a friend or an art teacher - there are far too many to list.

And a long overdue nod goes to Jason Badower, artist of some of the coolest Heroes comics. He is very talented and has a terrific blog with fun, smart writing that really inspired me to write a blog and do my art. His San Diego post about artists was a true inspiration to me. As I took my own art for granted for a long time, it was a wake up call. I am gradually starting to stop that switching off and consuming (tv etc) and instead switch ON and create. Some days after working for twelve or more hours I still managed to draw for fun or draw for this blog. So maybe I can rise above someday.
___________________________________________________

Como ninguém vive e faz as coisas sozinho, é hora dos Créditos. Paulo meu amigo de infância: ele me amolou até eu fazer um site ou blog. Alysson e Cris Lago: dois irmãos muito gente fina que eu conheço pessoalmente; eles estão sempre comentando aqui, e fazem isso de uma forma construtiva que só me ajuda. Meu irmão Marzo Jr. cujo aniversário é hoje junto com o blog (Feliz Aniversário!). Famílias de artista são os que sofrem mais cedo e da pior forma: eu desenho, escrevo e faço este blog no PC dele, que ele raramente usa. Eu pergunto a ele opiniões sobre o meu trabalho e nós conversamos muito sobre HQ's e várias coisas, e criamos muitos personagens e mundos juntos. Visitantes do blog: obrigado por usar parte do seu tempo pra vir aqui. E um obrigado geral para todos que me ajudarem na minha arte, seja um amigo ou professor de arte - são demais pra citar aqui.

E um toque atrasado vai pro jason Badower, artista de algumas das mais bem feitas HQ's de Heroes. Ele é muito talentoso e tem um blog excelente com um jeito divertido e inteligente de escrita que me inspirou a escrever em um blog e fazer minha arte. O post de San Diego dele sobre artistas foi uma verdadeira inspiração pra mim. Como eu não valorizava meu próprio trabalho por muito tempo, foi como água fria na cara pra acordar. Eu estou gradualmente começando a parar de dar aquela desligada e consumir (tv etc.) e ao invés disso ligar e criar. Alguns dias depois de trabalhar por douze (hehe) ou mais horas eu ainda consegui desenhar por diversão ou desenhar pra este blog. Então talvez eu possa me destacar um dia.




WIP 3

And now, back to Ozy. My process started with finding reference photos for the figure and looking into the Watchmen comics for the background. Then I started the figure, keeping the 'naked' figure on a layer while drawing the clothing on another layer on top of it. I think that's really neat. Its faster, easier and less messy to do on the PC than with traditional pencils. After the figure was more developed I did lots of tweaks; especially in the face and to the left arm, which appeared broken (WIP 1). Then I did the background and added solid blacks to the figure, to make it stand out from it. Color flats were done next, which gives the general tones and helps in selecting areas to render. While I liked the colors I picked, after the render was done I tweaked them using Photoshop tools until I got something I liked better. I'm just addicted to doing that. Its so easy to change colors on a digital work, so why not? (WIP 2). Then I wanted to add a light coming from behind Ozy, much like in the Comics. After making some variations and settling for a double green-blue lightning, I added the actual TVs where it would come from (WIP 3). I wanted the piece in comic format, but I thought that the TVs needed to be there or the lightning would seem arbitrary. I still think it works without the ligtning and the TVs, and I can still go for that editing the file :) Maybe I'll add a speech ballon later, with the 'I DID IT!'

About the character: Ozymandias is my favorite Watchmen char. Might be one of my top 5 or top 10 comics characters ever. Can't comment much without spoiling for people that didn't read or watch it :) Suffice to say that the choice he makes, and the link of that to Alexander the Great cutting the Gordian Knot, is fantastic. It speaks directly about the human nature in an atemporal way. And atemporal indeed, as we can relate it to our times, the wars we've seen and the world leaders we have or had. To have that kind of insight in a comic is stunning. Watchmen is a real work of art with Alan Moore's writing, the fantastic art of Dave Gibbons and the colors of John Higgins!
___________________________________________________

E agora, de volta ao Ozy. Meu processo começou com a busca por fotos de referência para a figura e olhando as revistas do Watchmen para o cenário. Então eu comecei a figura, deixando ela 'nua' em uma camada e desenhando as roupas em outra camada por cima. Eu acho isso bom demais. É mais rápido, fácil e menos bagunçado de fazer no PC do que desenhar à lápis. Depois da figura estar mais detalhada eu fiz vários ajustes; especialemte o rosto e o braço esquerdo, que parecia quebrado (WIP 1). Então eu fiz o cenário e adicionei áreas de preto na figura, pra fazer ela se destacar do fundo. Cores chapadas foram feitas a seguir, o que dá o tom geral e ajuda a selecionar as áreas para colorir. Ainda que gostando das cores ecolhidas, depois de colorir tudo eu modifiquei as cores usando ferramentas do Photoshop até achar algo que eu gostasse mais. Eu sou simplesmente viciado em fazer isso. É tão fácil mudar cores em um trabalho digital, porque não fazê-lo? (WIP 2). Então eu quis adicionar luzes por trás do Ozy, assim como acontece na HQ. Depois de fazer algumas variações e escolher uma iluminação dupla verde-azul, eu adicionei as televisões de onde ela viria (WIP 3). Eu queria este desenho em formato de HQ americano, mas eu achei que as TVs eram necessárias ali ou a iluminação ia parecer arbitrária. Eu ainda acho que funciona bem sem as luzes e as TVs, e ainda posso fazer isso editando o arquivo :) Talvez eu adicione um balão depois com o 'EU CONSEGUI!'

Sobre o personagem: Ozymandias é o meu personagem preferido de Watchmen. Talvez esteja no meu top 5 ou top 10 de personagens de HQ. Não dá pra comentar muito sem estragar a história para quem não leu ou viu :) É suficiente dizer que a escolha que ele faz, e a analogia disso com o Alexandre o Grande cortando o Nó Górdio, é fantástica. Fala diretamente a respeito da natureza humana de uma forma atemporal. Realmente atemporal, pois podemos relacionar com os nossos tempos, as guerra que vimos e os líderes mundiais que temos ou tivemos. Ter este tipo de epifania em uma HQ é impressionante. Watchmen é uma obra de arte com o texto de Alan Moore, a arte fantástica de Dave Gibbons e as cores de John Higgins!

5 comments:

THE MASTER said...

Parabens ao blog mais suado de todos os tempos!!!!hahahahah Dificil de criar...mas vai ser foda de sair...Vida longa a arte de togeiro ( ximu pra mim)..hahahahah

Alexandre Togeiro said...

The Master (Paulo): Valeu demais bro! Blog mais suado de todos tempos não sei, bom, pelo menos pra MIM é suado hahaha! Sair daqui só se for pra um site mesmo! Quem sabe no futuro... I'll keep walking :)

CrisLago said...

Fala Alexandre!! bom demais te rever ao vivo aquele dia no lançamento do clip do Rocknova!! Valeu pela presença!! Tava meio sumido do blog... na verdade do computador.. dei um tempo desse instrumento de trabalho, mas como é impossível se manter assim por mais tempo estou de volta, lutando com a minha tese novamente!
PARABÉNS pelo primeiro ano! Ducaralho! Vc sabe que sou seu fã desde antes de vc se reconhecer como um artista... lá no início da faculdade quando vc fazia desenhos incríveis nas pranchetas das aulas de perspactiva, ou melhor.. todas as aulas! Esse meu reconhecimento se extende a minha família toda com certeza! Continue com todos seus projeto e nunca se esqueça deste aqui, do blog, porque sem ele não tem como acompanhar seu trabalho semanalmente! E isso é muito bacana! Grande abraço!

Alysson Lago said...

Graaaaande artista! Bom demais ver você no lançamento do clipe do Rocknova! Parabéns pelo blog, não é fácil manter um projeto assim por tanto tempo! Eu e todo mundo lá em casa admiramos demais seu trabalho e torcemos para o seu sucesso! Fiquei muito feliz que todo esse lance com a Alephtar Games deu certo! Mostra ao mundo do que você é capaz, cara! Um abraço!

Alexandre Togeiro said...

Cris Lago: Igualmente! A presença foi meu prazer! Você me lembrou do 'detox week' do site Adbusters, que prega uma semana sem nada digital hehe! Mas a cada dia a gente fica ainda mais dependente de computador...

OBRIGADO pelo parabéns! E VALEU pelo SEU primeiro ano comentando aqui! Essa lembrança sua dos tempos de faculdade me emociona, irmão... pára hehe! Na facul de artes fazia isso também e até tirei algumas fotos das pranchetas, quem sabe posto aqui? Mas é desenho antigo né, marromenos hehe.

Valeu pela força familiar! E pode deixar que vou tentar sempre manter um blog, e sempre respondendo aos comentários e interagindo com vocês! Abraço!

Alysson Lago: bom ver você também, grande DJ! Valeu MESMO! Você é o outro 'residente' do blog, junto com o Cris, SEMPRE comentando e dando essa força! Um ano de comentários e críticas construtivas! Obrigadão pra toda sua família e um abraço coletivo! Vamos ver como vai o lance do RPG, ainda tô na expectativa, mas minha parte já tá pronta né! Pode deixar que vou matar a cobra e mostrar o.. desenho pro mundo haha!

E pra todos visistantes anônimos: valeu demais por visitar meu blog! Vocês são tudo!

And to all anonymous visitors: thanks so much for visiting my blog! You rock!